10 novembro, 2011

Monitores de referência X Caixas de som

Neste artigo você vai entender uma pouco mais sobre monitores de referência, diferenças de caixas de som comuns e como eles podem te mostrar o que realmente você está fazendo.

Tem um momento em nossa vida que seja você Produtor, Engenheiro de Mixagem ou Masterização que tomamos uma decisão. Comprar um par de monitores de referência (primeiro par ou novos).
E pra quem passou a vida inteira produzindo, mixando e até arriscando masterizar (bota arriscado nisso) em "caixinhas de som" que acompanham o computador, ouvir seus trabalhos anteriores em monitores de referência pode ser frustrante.


Monitores de referência X Caixinhas de som


Escolhendo e comprando seu monitor de referência.

Com certeza você pesquisou na Internet:

"Qual o melhor monitor?", "Melhor Monitor Custo X Beneficio?"

Escolher um monitor de referência não é uma tarefa fácil, primeiro que dificilmente você poderá ouvi-lo antes de fechar negócio. Ou seja, é uma compra no escuro. Só nos resta recomendações de amigos e pesquisa em fóruns, que nos deixam muitas vezes mais confusos.

Uma dica: Caso conheça alguém que permita que você escute e faça um teste drive, não perca tempo:

"É A MELHOR MANEIRA DE SE ESCOLHER UM BOM MONITOR DE REFERÊNCIA".

Escute uma musica que você conheça muito bem, principalmente os detalhes. Se você conseguir ouvir algo diferente do que sempre escutou na musica, isso é um bom sinal. Bons monitores tendem a "mostrar" algo que não se consegue ouvir nas caixas de som comuns, como um reverb bem sutil nos vocais, um delay nos teclados "puxando" pra direita, etc...

Se não conhecer ninguém, será complicado escolher. Ler sobre monitores ajuda, mas não tanto quanto poder ouvi-los. Os reviews em sites especializados são uma boa saída. Pois são testes feitos por profissionais e, quase sempre fazem comparação com outros modelos de mesmo nível e preço.

Por falar em preço, isso nem sempre é sinônimo de qualidade, chega uma momento que seus ouvidos não percebem mais diferença entre um monitor ou outro. Então teoricamente se você já possui bons Monitores de referência, já está acostumado e sabe o que esperar deles e os confia seus ouvidos. Não será vantagem comprar outro par tão cedo.


Comprei meu par de monitores de referência.

Que tal escutar seus trabalhos antigos?
Com certeza você vai querer ouvir sua produção predileta que se orgulha muito, vamos lá.
Opa! O que aconteceu com o bumbo? Muito alto e presente!
E o reverb está muito exagerado, vocais baixos... etc.

Em menos de um minuto você vê sua obra de arte se transformar em um trabalho amador.
Você pode até pensar que é problema nos seus monitores novos, mas, sinto muito, ele pode estar lhe mostrando a verdade!


Conclusão.

Agora pense comigo, quando ajustamos os níveis das pistas em caixas de som comuns, corremos o risco de NÂO ouvir o que realmente está sendo mixado, o que é chamado por alguns de "ponto cego". (Frequência  ou detalhe que suas caixas não conseguem reproduzir, e por consequencia, você não vai ouvir). As caixinhas de som não são feitas para reproduzir sons graves, e quando aumentamos o nível do bumbo até conseguirmos ouvi-lo é porque "ele já esta lá faz tempo". Resultando em um nível acima do que desejamos. Geralmente essas caixinhas só reproduzem uma determinada faixa de frequência central. Ou seja, sem graves e poucos ou raros agudos. O que nos faz pensar que o nível dos vocais estão "no ponto". já que ouvimos exageradamente os médios.

Lendo todo esse artigo você deve ter percebido que tudo gira em torno de seus ouvidos e como o próprio nome diz, são monitores de referência, ou seja eles serão apenas uma referência para você, e se aproximar ao máximo do original, ter ouvidos treinados não tem preço que pague. Perceber pequenas diferenças de uma mesma coisa (nuances) faz parte de um bom profissional na area de produção musical. Saber quando se deve baixar miseros 1dBfs no bumbo por exemplo, pode parecer bobeira, mas pode fazer toda a diferença no fim de um belo trabalho.

Agora que você já escolheu seus monitores, aprenda a posiciona-los corretamente neste artigo: Clique aqui



Compartilhe no Facebook




19 comentários:

  1. Só posso dizer OBRIGADO, eu estava precisando ouvir isso para investir numa caixa que escutei da MONSTER e fiquei impressionado com a riqueza de detalhes que ela produziu com trabalhos que eu já tinha mixado em caixas boas mas próprias para monitorar estúdio, trabalho com um par de A5x mais o SUB7 da ADAM, mas sinto anecessidade de capacitar meu produto final com algo que me diga realmente o que foi equilibrado e a quantidade, coloquei várias músicas minhas e de outros artistas... gostei muito da resposta das CLARITY HD da MONSTER, como é lançamento aqui em Paris onde moro não sei se já chegaram ao Brasil mas por achar sensata tua opinião gostaria que se pudesse as escutasse e nos desse tua visão, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Levi, desculpe pela imensa demora em responder, juro que pensei já ter feito isso antes! Que bom que o artigo lhe ajudou. Ainda não tive a oportunidade de ouvir o par de monitor que citou, mas se acontecer postarei aqui minha opinião com certeza. Até mais!

      Excluir
  2. Parabéns! Achei objetivo, preciso e claro mas continuo sem entender pq monitor de referência é tão caro. TÕ montando aqui uma desgraça de estúdio, já comprei um mega computador, uma placa da M áudio, protools, pedaleira zoom, violões, teclados rolands, estou escolhendo os tal dos monitores, valeu, quando conseguir fazer algo bom (se conseguir) vou experimentar essa asterização on-line, abração ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Byra, tudo beleza? Esses benditos são caros porque são muito mais precisos na reprodução do áudio e com isso conseguem chegar bem próximo do som original. Realmente comprar um desses não é uma tarefa fácil, chega a ser uma decisão muito pessoal. Por isso não indiquei modelo e muito menos marca. Se puder fazer um teste Drive não perca tempo. Não se esqueça de investir também em conhecimento e com certeza não terá dificuldades, boa sorte! Ficarei no aguardo de suas mixagens!

      Excluir
  3. Olá, eu gostaria de saber se os MRs são também recomendados para ensaios com banda em estúdios (bateria/guitarra/contra-baixo), ligando o teclado e vocal a mesa de som, ou se eles são especificamente para produzir, mixar e masterizar (recording).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Jairon, tudo tranquilo? De um modo geral, os MRs não tem potencia suficiente para "segurar" um ensaio, dificilmente chegam a 100W RMS de potência, isso imaginando que você vá deixar os MRs na mesma sala de ensaio. Mas se for pra microfonar os instrumentos e/ou plugar a uma mesa para monitorar/gravar em um outro ambiente (técnica por exemplo) aí sim ele cumpriria muito bem seu papel. Porque você estaria mixando e gravando em um ambiente onde só existirá o som emitido pelos MRs, não exigindo assim uma potencia tão elevada.

      Excluir
  4. Opa!! vlw por responder tão rapido Leandro, então... eu ensaio em um estúdio bem pequeno, quero dizer "bem pequeno mesmo", e estou usando 2 caixas de 50W apenas, as coitadas faltam explodir pq os outros instrumentos ficam alto (principalmente bateria), nada microfonado. Citando aqui um monitor da MACKIE HR624mr2 que tem 100w lf 40 hf (e isso parece ser uma das vantagens dos monitores > boa capacidade de reproduzir graves e agudos< será q nao compensaria então apostar na qualidade da reprodução desses monitores(considerando o espaço do estúdio), ou isso é uma ideia absurda e eu devo começar a pensar em caixas de som?(vc ja viu estúdios de ensaio com monitores?)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, disponha! Você citou justamente o que aconteceria com os monitores, você vai ter que deixá-los muito altos... e não é recomendado para nenhum equipamento trabalhar no limite. Isso diminui muito a vida útil, ainda mais dos monitores que na maioria dos casos são projetados para operar nas proximidades de 85dB, que é o ideal/recomendado para mixar ou masterizar. A vantagem também como citou, seria a qualidade com certeza. Mas pense comigo, seria realmente necessário usar monitores, que são tão caros, para ensaiar? O negocio seria pensar em Caixas amplificadas mais potentes. Mas tudo depende da Banda. Se for apenas por Hobby pense em pequenas caixas amplificadas e distribua os instrumentos entre elas.
      Uma dica: Toda vez que você dobra a potencia do seu som, você tem apenas 3dBs de ganho, isso mesmo, 3dbs... Ou seja, se você tem 100w de potencia e alcança XdB com elas, se tiver 2 sistemas iguais desses (200w) terá "XdB+3dBs"... E a Bateria é um monstro quase que indomável dentro de uma sala. Por isso os outros instrumentos acabam "sumindo". E por consequência você precisa de Amplificadores mais potentes...

      Excluir
  5. Leandrão! Primeiramente muito obrigado pelo excelente artigo! Estou querendo montar um home studio e não tinha noção da importância de um par de monitores de referência, mas o seu artigo foi sensacional e me deu um norte fantástico! Duas perguntinhas apenas.. Monitor de áudio é o mesmo que monitor de referência? E a segunda é.. Você me indicaria este monitor como o melhor custo/benefício ou teriam outros melhores e mais baratos? "Monitor De Referência Ativo Krk Rp-5 Rp5 Rp 5 G2 Unidade". Forte abraço e que Deus te abençoe grandemente brother!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, Tudo tranquilo Bruno? Obrigado pelo elogio. A principio, seria a mesma coisa sim, Monitor de Áudio ou Referencia, porém depende do que o vendedor quis dizer, ele pode estar lhe induzindo ao erro, fique atento. Quanto a escolher um monitor, fica complicado, acho muito pessoal. Mas sendo um KRK terá uma boa qualidade, lembrando que este modelo que citou, só reproduz graves acima de 53hz, caso o seu estilo (Musica eletrônica por exemplo) tenha conteúdo abaixo dessa frequência, seu monitor vai te deixar na mão.

      Excluir
  6. Aí, estou interessado em melhorar minhas gravações e minhas jams. Atualmente eu estou usando o notebook ou o pc para gravar. Tenho usado o amplitube com um SW multipista para gravar minha guitarra e meu mic, mas dá muito ruído, ainda mais pra quem não mexe muito pra resolver isso. O que eu estava pensando era comprar uma interface (pensei na audiobox 44vsl porque tem como usar 2 guitarras, por exemplo, de uma vez e 2 mics junto). Para gravar e mixar eu já sei que faz diferença pela qualidade dos conversores serem, provavelmente, melhores que os da placa onboard, mas para fazer uma jam, exemplo: eu e meu pai tocando violão e cantando, conectando os 2 violões e os 2 mics na interface e usando um sw tipo amplitube pra colocar um efeito qq no notebook (não moro com meu pai) um par de monitores seriam bons, no sentido de qualidade, para ouvir nossa jam enquanto tocamos? Seriam melhores que um amp por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usar uma interface Offboard já será um enorme salto na questão de qualidade de conversão AD/DA, seja na hora de reproduzir ou gravar, talves você perceba essa diferença. Quanto a qualidade dos monitores, com certeza irão notar diferença sim, até iram estranhar a sonoridade no inicio, mas ouvir enquanto toca não é aconselhado. Nesse caso usamos fones de ouvido para monitorar e tocar ao mesmo tempo. Seria essa sua intenção? Monitorar Via MR e tocar ao mesmo tempo?

      Excluir
    2. O que eu queria era usar pras 2 coisas, ou seja, tanto para mixar tanto para retorno de audio normal, como se fosse um amplificador de guitarra comum, só q eu não precisaria usar os 2, entendeu? Um para tocar e outro pra mixar e ajustar uma gravação. Não é o propósito deles a priori, mas nada impede, com certeza. Só gostaria de saber se fica legal, se tem algum ganho ou alguma perda em termos de usar um amplificador, ou 2, tanto faz. Vou dar um exemplo, chega aki em casa ae tem 2 guitarras, eu toco, você toca, vamos fazer uma jam. Como eu to pensando fica, para facilitar, pluga as guitarras na interface e escuta nos monitores. Ah, ficou legal, vamos gravar. Aí se grava mais apropriadamente, 1 por vez ou do jeito que se queira. Sacou?

      Excluir
  7. cara, muito legal essa postagem e quando vc citou fazer trabalhos com as caixinhas do pc eu dei muitas gargalhadas, enfim... bela postagem e auto ajuda pra muita gente valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, que bom que gostou. Acredite, tem muita produção na internet feita com as caixinhas que acompanham o PC, é fácil perceber porque o bumbo tá sempre arrebentando se comparado com o restante dos elementos da faixa.

      Excluir
  8. Leandro, muito bom o blog. Claro e didático. Tenho uma dúvida de principiante... Adquiri um órgão eletrônico para utilização exclusivamente doméstica. Não apreciei o som dele diretamente dos seus auto-falantes. Então o liguem a um ME Mackie MR5. Só comprei 1, por enquanto. O instrumento tem auto-falantes 2X15W e saídas output não amplificadas. Até que eu compre o segundo ME, estou utilizando um cabo em Y com três plugues P-10 mono. Um vai no output R, outro no output L/mono e o terceiro entra no input balanceado da Mackie. Este plugue que entra Mackie recebe sinal dos dois outputs, para que um único ME "simule" um estéreo. A ideia é não perder efeitos dos ritmos que tenham peças de baterias divididas uma para cada canal. Isso pode prejudicar os equipamentos? Outrossim, uso o volume da Mackie em 3/4 do percurso do botão e controlo o volume do instrumento pelo pedal de expressão. Não há "clips". Acredito que isso também não danifique a Mackie, certo? Lendo seu blog foi que entendi a diferença entre amplificador e ME. Aliás, ao comprar a Mackie eu nem sabia que ela era ME... Simplesmente gostei do som quando ouvi os testes na loja...
    Grato
    Luiz Henrique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá obrigado pelos elogios!!
      Realmene nada se compara ao Monitor de Referencia (MR) no quesito qualidade. Quanto a sua duvida, de acordo com o que explicou, usando o cabo Y, você estará misturando os Canais "L e R" antes de ligar no MR, então não há perdas quando se refere a panorama nem danos ao equipamento. O nível que está usando está ótimo (75%) assim não há distorção e seu MR trabalha com folga. Caso compre o segundo MR aí terá que utilizar 2 cabos P10-P10 , ambos mono, assim terá exatamente a distribuição do panorama também no MR. Forte Abraço, até mais!

      Excluir
  9. Oi, Leandro, obrigado!
    Bom, estou tomando conhecimento destes aspectos relacionados a equipamentos agora... E uma dúvida que tenho eh em relação a impedância. Há algum risco lugares queima para os equipamentos se eu ligar a saída de fone do celular ou a saída de um BDPlayer no MR Mackie?
    Abs
    Luiz Henrique

    ResponderExcluir
  10. Olá Leandro. Belo artigo. Parabéns. Auxilia muito quem está pensando em adquirir esses equipamentos. Minha questão é a seguinte. Hoje ouço muita músicas e faço raras gravações -caseiras com uma M-Audio Fast Track Pro (Guitarra, Violão e Voz). Utilizo hoje uma caixas da Edifier (R1000TCN). Estou pretendendo ouvir música com mais qualidade, estou correto em buscar um monitor de referência. Você acha que vale a pena o modelo de entrada de M-Audio Sutdiophille AV 40 (cerca de R$ 1000,00) ou um patamar acima. Por cerca de R$ 1.500,00 estou entre a JBL LSR305 / M-Audio BX5 D2 / KRK 5p. O que vc acha dessas opções? Qual a melhor em sua opinião? Agradeço desde já. Abraços.
    Thiago Alves

    ResponderExcluir