Neste artigo inédito, teremos uma comparação da mixagem/pré-masterização de uma mesma faixa (em STEMs) em diferentes DAWs, sendo elas: Pro Tools, REAPER, Fruit Loops, Cubase e Live.
Capitulo 2 - Gravando o retorno da Mixagem (print)
Capitulo 3 - Automação, Inserção de Plugins e Exportação
Capitulo 4 - Pré Masterização
Apresentação
Confira a seguir todas as informações antes de iniciarmos o "Grande Duelo" entre as DAW's.
As DAWs e versões utilizadas
Nesse duelo teremos as seguintes versões:
Utilizarei o Sound Forge 11 (SF11), para analisar e tirar prints da onda de áudio gerada pelas exportações, que serão feitas em 16bits/44.1, e em seguida abertas no SF11 sem qualquer tratamento após serem exportadas. Em todas as etapas teremos prints para comprovar os ajustes citados em cada passo e deixar claro que todos tiveram o mesmo tratamento.
A faixa a ser mixada
Foram utilizados os 25 segundos finais dos STEMs da faixa Given Up - Linkin Park (em breve disponível em sessão Multipista/STEMs), editados préviamente através do SF11. Todas as DAWs receberam os mesmos arquivos que estavam em WAV 16bits/44.1. Os STEMs estavam separados em 4 faixas da seguinte forma:
Após abertas todas as DAWs tiveram o mesmo ajuste no mixer, que no caso todas ficaram em 0db. Sem qualquer ajuste entre vocal e guitarras ou bateria e baixo. ABSOLUTAMENTE ESTÁTICO.
Prints das pistas e mixer
Mixagem Estática e Exportação
A seguir teremos o resultado das mixagens de cada uma das DAWs.
Audição
Disponibilizei o link de cada exportação, assim você pode fazer o download e fazer sua própria avaliação quando quiser. Cada arquivo tem aproximadamente 4.4mB.
Cubase
Fruity Loops
Live
Pro Tools
REAPER
Caso queira fazer seu próprio teste, baixe todos os arquivos e abra-os em sua DAW. Deixe em "solo" as duas pistas que quer comparar, em uma delas, inverta a fase. Sendo arquivos praticamente idênticos, teremos um cancelamento, tendo assim mais uma prova que todos os áudios são iguais.
Prints e Analise técnica no Sound Forge
Abaixo você confere um serie de analises e prints para comparação dos resultados desta etapa.
Prints
A seguir temos o print em tela cheia para comparar a onda de um modo geral, e o print em Zoom de 3:1. do inicio do arquivo de audio.
Cubase
Fruity Loops
Live
Pro Tools
REAPER
Analises através do comando "Statistics" do Sound Forge
Nesta etapa analisaremos somente os Picos e RMS.
Conclusão - Capítulo 1
Muita gente me questionou sobre este artigo, dizendo que não tem sentido fazer tal comparação ou que não é a maneira correta, etc... Mas entenda que muitos ainda estão começando sua "carreira" no mundo do áudio, e tem diversas duvidas sobre qual DAW escolher ou "qual o melhor?", aliás... quem de nós nunca teve?
Que tal você mesmo tirar suas conclusões? Faça o seu comentário e deixa este duelo ainda melhor.
Apesar do título do artigo, neste duelo não teremos um vencedor, a intenção é simplesmente comparar o produto final das DAWs em cada uma das 4 situações citadas abaixo e provar definitivamente que no mundo digital não há diferenças entres os softwares.Capitulo 1 - Apresentação, Mixagem Estática e Exportação
Capitulo 2 - Gravando o retorno da Mixagem (print)
Capitulo 3 - Automação, Inserção de Plugins e Exportação
Capitulo 4 - Pré Masterização
Apresentação
Confira a seguir todas as informações antes de iniciarmos o "Grande Duelo" entre as DAW's.
As DAWs e versões utilizadas
Nesse duelo teremos as seguintes versões:
- Avid Pro Tools 10.3.7
- Cockos REAPER 4.55
- Image-Line Fruit Loops 11.0.3 (demo)
- Steinberg Cubase 7.0.5 (demo)
- Ableton Live 9.0.6 (demo)
Utilizarei o Sound Forge 11 (SF11), para analisar e tirar prints da onda de áudio gerada pelas exportações, que serão feitas em 16bits/44.1, e em seguida abertas no SF11 sem qualquer tratamento após serem exportadas. Em todas as etapas teremos prints para comprovar os ajustes citados em cada passo e deixar claro que todos tiveram o mesmo tratamento.
A faixa a ser mixada
Foram utilizados os 25 segundos finais dos STEMs da faixa Given Up - Linkin Park (em breve disponível em sessão Multipista/STEMs), editados préviamente através do SF11. Todas as DAWs receberam os mesmos arquivos que estavam em WAV 16bits/44.1. Os STEMs estavam separados em 4 faixas da seguinte forma:
- Bateria
- Baixo
- Guitarras
- Vocal e Instrumentos adicionais (mesma pista)
Após abertas todas as DAWs tiveram o mesmo ajuste no mixer, que no caso todas ficaram em 0db. Sem qualquer ajuste entre vocal e guitarras ou bateria e baixo. ABSOLUTAMENTE ESTÁTICO.
Prints das pistas e mixer
Cubase 7.0.5 |
Fruit Loops 11.0.3 |
Live 9.0.6 (pistas) |
Live 9.0.6 (Mixer) |
Pro Tools 10.3.7 |
REAPER v4.55 |
Mixagem Estática e Exportação
A seguir teremos o resultado das mixagens de cada uma das DAWs.
Audição
Disponibilizei o link de cada exportação, assim você pode fazer o download e fazer sua própria avaliação quando quiser. Cada arquivo tem aproximadamente 4.4mB.
Cubase
Fruity Loops
Live
Pro Tools
REAPER
Caso queira fazer seu próprio teste, baixe todos os arquivos e abra-os em sua DAW. Deixe em "solo" as duas pistas que quer comparar, em uma delas, inverta a fase. Sendo arquivos praticamente idênticos, teremos um cancelamento, tendo assim mais uma prova que todos os áudios são iguais.
Prints e Analise técnica no Sound Forge
Abaixo você confere um serie de analises e prints para comparação dos resultados desta etapa.
Prints
A seguir temos o print em tela cheia para comparar a onda de um modo geral, e o print em Zoom de 3:1. do inicio do arquivo de audio.
Cubase
Print tela cheia Cubase |
Print Cubase Zoom 3:1 |
Fruity Loops
Print tela cheia Fruit Loops |
Print Fruit Loops Zoom 3:1 |
Live
Print tela cheia Live |
Print Live Zoom 3:1 |
Pro Tools
Print tela cheia Pro Tools |
Print Pro Tools Zoom 3:1 |
REAPER
Print tela cheia REAPER |
Print REAPER Zoom 3:1 |
Analises através do comando "Statistics" do Sound Forge
Nesta etapa analisaremos somente os Picos e RMS.
CUBASE | Canal Esquerdo | Canal Direito |
RMS (dB) | -19,649 | -19,708 |
Picos (dB) | -3,074 | -3,691 |
Fruity Loops | Left Channel | Right Channel |
RMS (dB) | -19,568 | -19,626 |
Picos (dB) | -3,075 | -3,691 |
Live | Left Channel | Right Channel |
RMS (dB) | -19,565 | -19,623 |
Picos (dB) | -3,074 | -3,691 |
Pro Tools | Left Channel | Right Channel |
RMS (dB) | -19,565 | -19,623 |
Picos (dB) | -3,075 | -3,690 |
REAPER | Left Channel | Right Channel |
RMS (dB) | -19,733 | -19,79 |
Picos (dB) | -3,074 | -3,691 |
Conclusão - Capítulo 1
Muita gente me questionou sobre este artigo, dizendo que não tem sentido fazer tal comparação ou que não é a maneira correta, etc... Mas entenda que muitos ainda estão começando sua "carreira" no mundo do áudio, e tem diversas duvidas sobre qual DAW escolher ou "qual o melhor?", aliás... quem de nós nunca teve?
Que tal você mesmo tirar suas conclusões? Faça o seu comentário e deixa este duelo ainda melhor.
Atualizado em: 13/11/2013
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