28 setembro, 2012

As ciladas da audição

Já parou pra pensar em um explicação quando sua mixagem soa diferente no dia seguinte? Ou que depois de algumas horas qualquer mudança por mais minuciosa que seja, parece destruir uma mixagem?


Com certeza você já ficou horas em uma mixagem e nem por decreto conseguia fazer ela soar como deveria. E quanto mais o tempo passava mais difícil ficava essa tarefa, vamos entender o porque....

Vamos fazer uma experiencia.
Abra um projeto de uma mixagem que esteja finalizada e crie um Loop longo, de preferencia em uma passagem constante (refrão por exemplo). Somente para essa experiencia didática, insira um equalizador no canal master (não faça ajustes ainda) e deixe seu Loop tocando por ±15 segundos. Agora, sem parar, aumente consideravelmente a região dos agudos tomando cuidado para que o áudio não distorça (deixe uma margem para evitar Clipping), ouça também por  ±15 segundos, também sem interrupções. Agora volte ao "zero" no seu equalizador ou dê um Bypass. O que aconteceu? Sim, sua mixagem que antes estava finalizada e soava muito bem, agora está lhe implorando por agudos. Estranho não?

Isso acontece por que nós conseguimos nos adaptar facilmente com algumas situações, como a sonoridade por exemplo. Apenas sentimos essa diferença no primeiro momento, sendo "anulada" ou "esquecida" logo depois.

Um outro exemplo bem comum, é o nosso olfato. É comum chegarmos em um determinado ambiente e sentirmos um cheiro diferente (como no hospital), mas em questão de minutos esse odor aparentemente some, correto? NÃO! Na verdade, ele ainda está lá, porém com o passar do tempo nós nos habituamos a ele e inconscientemente o ignoramos, assim como no exemplo da audição.

Como não cair nessa cilada
Quando estiver na fase de ajustes do seu projeto, evite a audição prolongada de uma mesma música, sempre descanse. Assim você evita que seu cérebro "memorize" a sonoridade da mixagem, facilitando posteriores mudanças (lembra do exemplo dos agudos?).

Leve a sério a saúde da sua audição. Quando perceber que seus ouvidos estiverem fadigados, faça uma pausa, relaxe. Eu particularmente percebo isso quando o som começa a "embolar" mesmo em nível baixo.

Segundo estudos, nós podemos ouvir até 8 horas de música a 85dB SPL sem que haja danos ao nosso sistema auditivo. E é justamente 85dB SPL o "volume" (na verdade é pressão sonora) recomendado para se trabalhar em um estúdio.

Atualizado em 28/01/2013

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